Uncategorized

Certificado energético

Possivelmente, já ouvi falar no certificado energético e, no momento de arrendar ou comprar casa, é um dos temas que mais lhe interessa, não estivessem os preços da energia cada vez mais altos. Mas afinal o que é o certificado energético? Quais os critérios utilizados para a definição da classe energética de um imóvel? Neste artigo, respondemos às suas dúvidas.

O que é o certificado energético?

certificado energético é um documento que avalia a eficiência energética de determinado imóvel, numa escala de A+ a F, em que o A+ é o mais eficiente e o F o menos eficiente. Este documento é emitido pela Agência para a Energia (ADENE), que é a entidade gestora do sistema de certificação energética de edifícios (SCE).

Que tipo de informação contém o certificado energético?

O documento, emitido pela ADENE, contém informações sobre a construção do imóvel, caraterísticas que permitem aferir os consumos energéticos em diferentes usos, como, por exemplo, o aquecimento da casa ou a produção de águas quentes sanitárias para os banhos.

certificado energético também inclui medidas para aumentar a eficiência energética e reduzir o desperdício. Reforçar o isolamento ou instalar vidros duplos são algumas das medidas que constam neste documento.

Qual o prazo de validade do certificado energético?

A validade do certificado energético de determinado tipo de imóvel varia em função do certificado e do próprio imóvel. No caso de edifícios de habitação e/ou pequenos edifícios de comércio e serviços, o documento é válido por 10 anos. Já nos grandes edifícios de comércio e serviços, o prazo é de oito anos.

O que influencia a classe energética do imóvel?

São vários os fatores que têm impacto direto na classe energética do imóvel, por exemplo:

  • Localização. Onde está localizado o imóvel? Qual a exposição de luz?
  • Ano de construção. Em que ano foi construído? Foi recentemente reabilitado?
  • Tipologia do imóvel. Se é uma moradia ou um apartamento, por exemplo.
  • Materiais utilizados na construção. O tipo de paredes, de pavimento, de coberturas, entre outros.
  • Equipamentos associados à climatização.
  • Ventilação.
  • Produção de águas quentes sanitárias.

Como solicitar o certificado energético?

Deverá solicitar este documento a um especialista. Caso não conheça nenhum, aceda ao website Certificar é Valorizar e pesquise por um especialista próximo na sua área de residência. Aconselhamos a que solicite cotações a diferentes especialistas, uma vez que existem vários fatores que impactam diretamente a classe energética do imóvel, como acabamos de explicar.

Após selecionar o especialista e este visitar o imóvel, serão realizados os cálculos e, posteriormente, introduzidos no Sistema de Certificação Energética. Antes deste último passo, peça uma consulta prévia do documento.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This field is required.

This field is required.